quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Rio: general é nomeado comandante da Força de Paz no Alemão

O general-de-brigada José Lavaguial Sardenberg, comandante da Infantaria Paraquedistas, foi nomeado nesta quinta-feira comandante da Força de Pacificação (FPaz) que atua no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Sardenberg foi nomeado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

No domingo, o governador Sérgio Cabral e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciaram a formação da Força de Paz, que ficará sob o comando do Exército. Os militares terão poder para patrulhamento, revista e prisão em flagrante. Operações de busca e apreensão vão continuar sendo realizadas por unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar.

As datas de início e de término da operação não foram anunciadas. "Vamos acompanhar mensalmente o andamento das ações e a partir dos relatórios do comando, iremos definir o tempo de permanência", disse Jobim.

O ministro disse que a diferença entre o processo de paz realizado pelas forças brasileiras no Haiti é que no País o Exército não tem autorização para entrar nas residências. "Mas eles subirão o morro", disse ao falar que os militares têm experiência em manutenção de paz e de autonomia das comunidades.

Violência no Rio
O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro.

Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário